Realidade virtual chegará às reportagens jornalísticas

Blog, InformaMídia, Notícias 28 de março de 2018

Por Déborah Oliveira via Computer World

Tecnologia fará com que leitores tenham experiências totalmente imersivas de notícias.

Colocar os leitores dentro de suas histórias e reportagens. Essa será a próxima aposta de jornalistas, que usarão realidade virtual (VR, na sigla em inglês) para esse fim. Nonny de la Peña, jornalista e mãe da realidade virtual, falou sobre essa possibilidade no SXSW. Ela, inclusive, criou uma empresa, a Emblematic, para levar o poder da imersão para matérias.

Na sua visão, os próximos anos serão cruciais para o crescimento de realidade virtual e experiências imersivas. Para ela, a popularização do 5G mudará as regras do jogo e fará com que as pessoas usem VR em seus smartphones, de forma rápida e realística.

“Fones de ouvido mais baratos e mais poderosos e o aumento da demanda por conteúdo totalmente imersivo, farão com que jornalistas em breve coloquem espectadores dentro de eventos de notícias 3D convincentes”, afirmou ela.

Poder da imersão

Nonny contou que o insight de sua empresa aconteceu logo depois que ela leu um livro sobre realidade virtual. Naquele momento, ela identificou uma oportunidade para juntar suas duas paixões: o jornalismo e a tecnologia. Em 2007, surgia, então a Emblematic, que na época desenvolvia óculos e conteúdo para realidade virtual.

A especialista explicou que grande parte do trabalho de desenvolvimento de conteúdo em sua empresa é feito por atores, que fazem parte de uma história. Depois, tudo é transformado em animação, deixando as reportagens com visual parecido com games.

Como exemplo de trabalho desenvolvido por sua empresa, Nonny citou o Hunger in Los Angeles, que mostrou um homem com um ataque causado pela falta de glicose no sangue. Ela mostrou, ainda, histórias de violência doméstica, guerra na Síria e a vida em presídios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>