Professor que foi a pé de São Paulo a Brasília revela como superou esse desafio

Clientes, Novidades 26 de abril de 2011

Backer Ribeiro contou com o profissionalismo de um médico, uma nutricionista e um preparador físico

Muitos poderão se perguntar, o que leva uma pessoa a caminhar mais de mil quilômetros para entregar uma carta com pedidos dos brasileiros à presidenta Dilma Rousseff. A resposta é: objetivo e determinação. Foi assim que o professor de comunicação social, Backer Ribeiro, resolveu juntar um grupo de amigos para colocar o projeto Carta de um Brasileiro na rua e o pé na estrada – literalmente.

“Queríamos mobilizar e dar voz ao cidadão comum, promover um canal direto do povo brasileiro com o governo e assim contribuir com a futura presidenta”, disse Backer. A partir daí o professor e seus amigos traçaram todas as ações estratégias para mobilizar o povo brasileiro e participar ativamente de um grande momento político e histórico na vida de todos os brasileiros – pela primeira vez o Brasil será governado por uma mulher.

A caminhada de São Paulo a Brasília exigiu um intenso preparo físico e emocional. O desafio era superar o cansaço e as adversidades pelo caminho, além é claro, de cumprir a missão de ouvir as pessoas. Um preparador físico, um médico do esporte e uma nutricionista supervisionaram a rotina do professor antes da caminhada e durante todo o período para que ele pudesse cumprir a maratona de mais de 30 quilômetros diários. “Fiz exames complexos para avaliar a minha condição física e treinei diariamente”, descreve o professor.

Backer não foi sozinho em sua caminhada. Durante todo o tempo foi seguido de perto por sua equipe, cinco profissionais que registraram em vídeo e foto tudo que aconteceu durante a caminhada. “Estamos agora na fase de produção do filme documentário, do livro, um diário da caminhada e de uma exposição fotográfica itinerante que deverá acontecer em algumas das cidades por onde passamos”, comenta.

Além de um objetivo bem claro na cabeça e uma grande determinação, outra palavra de ordem entre o grupo era a superação. A meta era ultrapassar os obstáculos previstos e qualquer adversidade que pudesse surgir durante o percurso para cumprir a missão. Foram muitas as dificuldades pelo caminho. Chuva e sol forte, bolhas nos pés, perigos constantes na beira da estrada. Mas, quando questionado sobre desistir e voltar para casa, o professor Backer sempre citava um poema de Cora Coralina e dizia: “Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”, lembra.

O grupo chegou a Brasília no dia 30 de dezembro às 20h, após 40 dias na estrada e 27 cidades visitadas. “Missão cumprida! No dia 1º de janeiro, assistimos a cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff. Um momento histórico e de muita emoção”, destaca. Foram colhidos mais de cinco mil pedidos durante a caminhada e também pelo site do projeto. Foi levada em consideração ainda uma pesquisa desenvolvida pelo Ibope.

As pessoas respondiam a pergunta que sempre norteou o projeto: “Se você estivesse frente a frente com a presidenta Dilma Rousseff, o que você pediria a ela para melhorar a sua vida?”. As respostas obtidas fazem parte da “Carta de um Brasileiro” que será entregue à presidenta. O grupo ainda aguarda o agendamento de uma audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da Republica, Sr. Gilberto Carvalho, que será responsável pelo encontro com a presidenta.

Enquanto isso não acontece, o professor segue contando sua experiência para públicos diversos. Na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, será a vez de falar para os alunos de comunicação da FAAP. Ele irá participar do “Encontros Empreendedores de RP 2011”.

O projeto

O Projeto “Carta de um Brasileiro” é uma manifestação de um grupo de cidadãos comuns, realizado com recursos próprios e totalmente desvinculado de partidos políticos e de instituições públicas e privadas. Buscou criar uma nova forma de participação popular e dar voz a todo e qualquer cidadão que quisesse se manifestar diante do novo governo.

Backer Ribeiro, 44 anos, relações públicas, mestre em ciências da comunicação. Doutorando e professor conferencista da Escola de Comunicação e Artes da USP, professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP). Também é diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade.

Informações: www.cartadeumbrasileiro.com.br

Informações para a imprensa:

InformaMídia Comunicação

Marília Cardoso

marilia@informamidia.com.br

(11) 2834 9295/ 8491 3527

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>