O cenário atual: crise exige nova postura do empresário

Blog, InformaMídia 28 de julho de 2016

criseVivemos um momento de recessão econômica e queda no faturamento das empresas. O período não é propício para que sejam feitos investimentos em grandes proporções ou escala.

A crise, de fato, não é uma ilusão. Na indústria automobilística, por exemplo, a venda de veículos novos caiu 26,5% em 2015, segundo a Fenabrave – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. A maior queda desde 1987.

Como consequência, vemos a disparada dos índices de desemprego. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa girou em torno de 8% no ano. Infelizmente, para 2016, as previsões não são das mais animadoras.

Somado a tudo isso, temos ainda uma crise política. A população invade as ruas cobrando soluções do governo e o fim da corrupção. Há uma crise de confiança, que gera insegurança e incertezas.

Mas, calma.  Nem tudo está perdido. Crises são cíclicas e, fazem parte do capitalismo.  O jeito é aprender a enfrentá-las, buscando a retomada do crescimento. Logicamente, momentos como esse exigem cautela. As decisões precisam ser inteligentes, bem calculadas, a fim de não comprometer o desempenho das organizações.

Vale lembrar que a própria origem da palavra crise, do grego krísis, era usada pelos médicos antigos com um sentido muito particular. Quando o doente, depois de medicado, entrava em crise, era sinal de que haveria um desfecho: a cura ou a morte.

Dramático, certo?! Mas, crise significa separação, decisão, definição. Pois foi exatamente nesses momentos de instabilidade econômica que grandes empreendedores, profissionais e pensadores viram uma oportunidade de se sobressair, fazendo com que a crise se tornasse algo positivo ou a cura do problema.

Contudo, quando chega uma crise como a que estamos vivendo, o desespero tende a tomar conta dos empresários que, muitas vezes, acabam fazendo escolhas erradas e rumando muito mais para a morte do que para a cura.

Se esse não é o seu caso, bem vindo a esse e-book! Nossa proposta aqui é fazer você enxergar oportunidades na crise, fazendo sua empresa encontrar saídas estratégicas para retomar o crescimento o mais rápido possível. Então, pare de reclamar e mãos à obra!

Quer saber mais sobre como lidar com a crise? Esse texto é um excerto do e-book: Crise: um guia rápido para retomar o crescimento. Acesso o conteúdo completo e gratuito aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>