Neutralize Carbono é pioneira na neutralização de emissões com créditos de carbono

Neutralize Carbono 9 de outubro de 2012

Empresa oferece soluções inovadoras na neutralização de gases do efeito estufa 

As questões que envolvem o aquecimento global estão cada dia mais presentes nos noticiários do país e do mundo. Antenada a isso, a Neutralize Carbono, empresa pioneira na neutralização de emissões com créditos de carbono, desenvolveu uma metodologia inovadora disposta a atacar a causa e não apenas os efeitos do problema.

Lançada em 2008 como produto da consultoria Green Domus e fundada como empresa em 2010, a Neutralize Carbono é a primeira no Brasil a neutralizar com reduções certificadas de emissões expedidas pela UNFCCC (órgão da ONU para as questões climáticas), que certifica projetos reconhecidamente importantes no combate ao aquecimento global em diversos escopos setoriais. “Só trabalhamos com projetos já certificados pelos agentes da UNFCCC e promovemos a neutralização em acordo com a Norma ABNT NBR 15948:2001”, explica Felipe Bottini, sócio fundador da Neutralize Carbono.

Mito – Apostando na replicabilidade da solução, a Neutralize Carbono não realiza plantio de árvores, já que, como se sabe, o plantio traz diversos benefícios ambientais, mas infelizmente não sequestra carbono como seria desejável. Além disso, não pode ser promovido em escala que solucione o problema do aquecimento global e pode ainda gerar a alta dos preços em terras. “Há ainda problemas com o espaço e o tempo para cultivo. Nem se toda a área cultivável do planeta fosse plantada, seria possível combater o aquecimento global. Entretanto, se toda a indústria substituísse combustíveis fósseis por renováveis, a solução seria real e breve. São esses os projetos foco da certificação da ONU. Mais de 80% deles são na área de energias renováveis”, argumenta Bottini.

Foi por isso que a Neutralize Carbono desenvolveu um método de neutralizar as emissões através da alocação definitiva de créditos de carbono com reduções certificadas de emissões expedidas pela UNFCCC. Essa é uma técnica eficaz, pois permite que o mercado faça a alocação dos recursos de modo mais eficiente, garantindo uma redução de emissões mais confiável e segura.

Entenda – A neutralização de emissões com créditos de carbono funciona da seguinte maneira. De um lado existem projetos que capturam ou deixam de emitir gases geradores do efeito estufa na atmosfera com base em metodologias do IPCC e certificados pela UNFCCC se comprovarem que a viabilidade depende do valor gerado no projeto pela redução de emissões, gerando assim os créditos de carbono. Do outro lado estão as atividades que emitem esses gases – como eventos, viagens aéreas e uso de equipamentos elétricos. A Neutralize Carbono realiza o cálculo das emissões destas atividades e aloca a quantidade equivalente de créditos de carbono para neutralizar estas emissões e entrega ao cliente um certificado que atesta esta neutralização. Em síntese, a neutralização ocorre através do investimento indireto, porém imprescindível para a promoção da redução das emissões em projetos ambientais certificados na mesma proporção em que sua atividade está emitindo os gases geradores do efeito estufa.

Isso tem implicações muito importantes, pois todos os projetos que reduzem emissões registrados na UNFCCC evitam que haja emissões fósseis de gases de estufa ou que gases como o metano, gerado em aterros e digestores, se dispersem na atmosfera. “Assim, a neutralização é replicável de forma a poder resolver o problema em escala global e atacando a causa do problema, que é a grande quantidade de combustível fóssil queimada. Isso representa uma mudança estrutural que deixa de emitir gases de efeito estufa de forma definitiva”, defende Bottini.

Por ter desenvolvido diversos projetos que geram redução certificada e verificada de emissões, promovido inventários de emissões para diversas atividades corporativas nos setores hospitalar, indústria química, papel e celulose, distribuição, alimentos, construção civil, energia e serviços e conhecer os aspectos técnicos e processuais de cada etapa, a Neutralize Carbono tem condições de coordenar a solução de ponta a ponta, desde o inventário das emissões até a alocação final dos certificados de redução de emissões ao cliente, assegurando o controle integrado da solução oferecida.

Sobre a Neutralize Carbono:
www.neutralizecarbono.com.br
(11) 5041 1430
 
Informações para a imprensa:
Marília Cardoso
marilia@informamidia.com.br
(11) 2834 9295/ 8491 3527

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>