Franquias: 7 motivos para ter uma assessoria de imprensa

Blog, InformaMídia, Notícias 23 de maio de 2018

Por Marília Cardosoassessoria-de-imprensa

Destacar-se frente à concorrência e conquistar novos clientes e fraqueados são desafios que todas as franquias enfrentam diariamente. Para tornar a rede mais conhecida, posicionar a marca no mercado e construir uma imagem sólida, é preciso adotar diferentes estratégias simultaneamente. No entanto, a melhor forma de garantir credibilidade durante esse processo é investindo em comunicação, principalmente, em assessoria de imprensa.

1 – Credibilidade: Aparecer na mídia editorial, de forma espontânea, ajuda a tornar as marcas mais conhecidas e lembradas pelos consumidores, fazendo com que eles atribuam valores à empresa e, consequentemente, construam uma imagem positiva sobre a organização.

2 – Visibilidade: O que poucas pessoas sabem é que essa visibilidade pode contribuir, e muito, na atração de leads para o funil de vendas das franquias. Uma vez que mais pessoas conhecem a sua marca, fica mais fácil chegar aos clientes que tem interesse em comprar seu produto ou serviço. Assim, a assessoria de imprensa cumpre seu papel de abastecer o funil de vendas, caracterizando-se como a primeira etapa de uma longa jornada que o cliente faz antes de converter a compra.

3 – Reputação: Fazer as marcas aparecerem nos noticiários não é uma tarefa fácil. A assessoria de imprensa funciona como uma ponte, construindo relacionamento entre clientes e jornalistas. É papel do assessor de imprensa construir a mensagem da sua franquia de forma que ela seja atrativa para as redações e fácil de ser aproveitada pelos veículos de comunicação. É preciso cruzar o interesse entre os dois elos.

4 – Marca: A assessoria de imprensa fortalece a imagem da sua marca, fazendo com que a empresa apareça tanto nos meios de comunicação de massa quanto nos veículos que representem o nicho do seu público alvo. Dessa forma, a franquia se torna mais conhecida e atrai diretamente o consumidor final. Quanto mais visibilidade a empresa conquista, mais fácil é manter as unidades cheias de clientes.

5 – Expansão: Também é trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente para investidores e potenciais franqueados. Fazer a empresa aparecer em veículos especializados no setor – ou que sigam uma linha editorial com foco em economia, negócios, empresas, empreendedorismo, inovação, entre outras – é uma forma de contar a história de sucesso da rede e aparecer para as pessoas que podem ou desejam comprar uma unidade. Com isso, você oxigena o departamento de expansão com novos candidatos.

6 – Coerência: Um dos papéis mais importantes da assessoria de imprensa para franquias é acertar o conteúdo de acordo com o perfil editorial de cada veículo. A estratégia de comunicação precisa estar alinhada ao planejamento de crescimento da empresa. Se o desejo é expandir a rede e encontrar franqueados, a agência precisa direcionar seus esforços para as mídias de negócios. No entanto, se a ideia é fortalecer a marca entre os consumidores finais e atrair novos clientes, a assessoria de imprensa deve trabalhar na mídia segmentada e de massa.

7 – Relacionamento: A comunicação é peça indispensável para as redes de franquias, afinal de contas quem não é visto não é lembrado. E se não é lembrado, quem dirá comprado! Hoje em dia, muito mais do que consumir produtos e serviços, as pessoas querem criar relacionamento com as marcas que amam e, principalmente, conhecer as empresas e a origem do que estão consumindo. Por isso, é tão importante que seu negócio não poupe esforços para construir um excelente relacionamento com seu público alvo.

Marília Cardoso é jornalista, fundadora da InformaMídia Comunicação, e colaboradora do Blog da PME.

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