Franquias: 7 motivos para ter uma assessoria de imprensa em 2019

Blog, InformaMídia, Notícias 1 de fevereiro de 2019

capa-site-formacao-em-assessoria-de-imprensa-e-digital-pr-ipog-instituto-de-pos-graduacao-e-graduacao-1-151815183Por Marília Cardoso

Os bons ventos parecem voltar a soprar. Felizmente, a economia apresenta sinais de retomada, o que favorece o otimismo em vários setores, em especial o de franquias. Com a retomada do emprego, o poder de consumo aumenta e os negócios são favorecidos. Com consumidores mais animados, cresce também o desejo de empreender. Aí é hora de você, franqueador, preparar o seu negócio para a expansão.

Além de participar de feiras, investir em marketing de conteúdo, anúncios e eventos de networking, é fundamental que a franqueadora usufrua de todos os benefícios promovidos pelo trabalho de uma assessoria de imprensa. Destacar-se frente à concorrência e conquistar novos clientes e fraqueados são desafios que todas as franquias enfrentam diariamente. Para tornar a rede mais conhecida, posicionar a marca no mercado e construir uma imagem sólida, é preciso apostar na visibilidade da sua marca na imprensa. Confira sete benefícios que esse trabalho pode trazer para o seu negócio.

1 – Credibilidade: Aparecer no meio editorial, de forma espontânea, ajuda a tornar as marcas mais conhecidas e lembradas pelos consumidores, fazendo com que eles atribuam valores à empresa e, consequentemente, construam uma imagem positiva sobre a organização.

2 – Visibilidade: Quem não é visto não é lembrado. A visibilidade pode contribuir, e muito, para a atração de leads do seu funil de vendas. Uma vez que mais pessoas conhecem a sua marca, fica mais fácil chegar aos potenciais franqueados.

3 – Reputação: Fazer as marcas aparecerem nos noticiários não é uma tarefa fácil. A assessoria de imprensa funciona como uma ponte, construindo relacionamento entre clientes e jornalistas. É papel do assessor de imprensa construir a mensagem da sua franquia de forma que ela seja atrativa para as redações e fácil de ser aproveitada pelos veículos de comunicação. É preciso cruzar o interesse entre os dois elos.

4 – Marca: A assessoria de imprensa fortalece a imagem da sua empresa, fazendo com que ela apareça tanto nos meios de comunicação de massa quanto nos veículos que representem o nicho do seu público alvo. Dessa forma, a franquia se torna mais conhecida, atraindo tanto novos franqueados quanto consumidores.

5 – Expansão: Também é trabalho da assessoria de imprensa tornar a franquia atraente para investidores. Fazer a empresa aparecer em veículos especializados no setor – ou que sigam uma linha editorial com foco em economia, negócios, empresas, empreendedorismo, inovação, entre outras – é uma forma de contar a história de sucesso da rede e aparecer para as pessoas que podem ou desejam comprar uma unidade. Com isso, você oxigena o departamento de expansão com novos candidatos.

6 – Coerência: Um dos papéis mais importantes da assessoria de imprensa para franquias é acertar o conteúdo de acordo com o perfil editorial de cada veículo. A estratégia de comunicação precisa estar alinhada ao planejamento da empresa. Se o desejo é expandir a rede e encontrar franqueados, a agência precisa direcionar seus esforços para as mídias de negócios. No entanto, se a ideia é fortalecer a marca entre os consumidores finais e atrair novos clientes, a assessoria de imprensa deve trabalhar na mídia segmentada e de massa.

7 – Relacionamento: A comunicação é peça indispensável para as redes de franquias. Hoje em dia, muito mais do que consumir produtos e serviços, as pessoas querem criar relacionamento com as marcas que amam e, principalmente, conhecer as empresas e a origem do que estão consumindo. Por isso, é tão importante que seu negócio não poupe esforços para construir um excelente relacionamento com seu público alvo!

Marília Cardoso é jornalista e fundadora da InformaMídia Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa para franquias.

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