Cool hunters: O que é e por que é importante para o marketing?

Blog 4 de outubro de 2021

Por Paula Moraes

Você já ouviu falar em cool hunters?

Trata-se de um profissional responsável por ser atento a tudo que ocorre ao seu redor e no mundo.

O termo de marketing surgiu nos anos 90 e é importante no quesito de prever as mudanças de comportamento dos clientes e assim, planejar ações para aumentar o público-alvo. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o cool hunters? 

Preparamos uma matéria bem bacana para que você entenda melhor sobre essa profissão.

Boa leitura! 

O que é cool hunters?

Em suma, um cool hunters é um profissional responsável por prever tendências e encontrar inovações que estejam dentro de um nicho ou de uma empresa.

A função vai além de apenas descrever as mudanças.

É fundamental entender os acontecimentos que levaram para que algo novo acontecesse e classificar como o que veio para ficar ou está de passagem.

Geralmente atuam em departamentos de criação e desenvolvimento de produtos.

Além de cool hunters, pode ser conhecido como trend designer ou ainda pesquisador de tendências.

O que faz cool hunters?

Um cool hunters capta e avalia novos comportamentos que podem vir a se tornar populares e fazer parte de nichos específicos.

Atualmente, o profissional se dedica a pesquisas e análises de dados quantitativos, a fim de encontrar tendências – seja nas mídias sociais, seja em outros países –  e não ser pego de surpresa pelos consumidores.

Como dito anteriormente, ele identifica as tendências que estão acontecendo e propõem sugestões sobre o que pode vir a acontecer.

Portanto, os sinais que podem identificar as decisões são isolados. Isso promove relevância para as empresas, que saem à frente dos seus concorrentes. 

Qual o é o perfil profissional de cool hunters?

Por estar sempre de olho nas tendências, é imprescindível que haja interesse pelo comportamento dos humanos, ser curioso e claro ser atento a cada detalhe.

As informações chegam através de pesquisas e avaliações sobre gostos e valores, e podem ser realizadas em redes sociais.

A rotina de um cool hunters é rodeada de períodos longos observando o público, indo a campo ou analisando dados.

Por esse motivo, precisa ser antenado,  apaixonado por inovações e  heavy user do mundo digital.

Vale ressaltar que não é necessário uma graduação específica, porém, a maioria dos cool hunters são formados nas áreas de ciências sociais, comunicação social, moda, marketing e administração.

Por que investir em cool hunters?

Investir em um cool hunters é ter um profissional responsável por pesquisar tendências de consumo, experiências de compras e muito mais. 

Uma empresa que utiliza a metodologia de um cool hunters consegue conduzir pesquisas sobre comportamentos e mentalidade voltadas ao consumo.

Ou seja, unem dados e produzem relatórios precisos sobre as tendências, e previsões de tendências futuras.

Quando isso é feito, são gerados insights, que podem vir a contribuir para o surgimento de inovações dos produtos ou serviços ou até mesmo para atrair gerações diferentes. 

Se tornar, ou contratar um cool hunters, é a garantia de que a sua empresa tomará decisões precisas.

E isso só será possível pois saberá como direcionar seus produtos com as previsões estabelecidas pelo cool hunters.

Impacto do cool hunters no marketing

O setor auxilia na hora de buscar tendências de comportamento que sejam voltadas para outras pessoas do segmento.

Quando ligado ao marketing, melhora a comunicação com os clientes, aumentando a eficiência para um contato amplo e que atenda todos os cenários.

Com essa pesquisa detalhada de um cool hunters fica mais fácil preparar brindes personalizados para presentear os consumidores.

Tudo com base nos gostos,levantados por pesquisas. Claro!

A partir do momento que os riscos são detectados, as ações de marketing passam a ser mais eficientes e as previsões do público são mais certeiras.

Uma coisa é certa, cada espaço conta com as suas próprias características, sejam elas sociais, econômicas ou culturais.

Não se esqueça, o cargo de cool hunters é diferente de pesquisa de mercado. Vai além de saber apenas a opinião das pessoas sobre assuntos pré estabelecidos.

Necessita de observação, experiência e um comportamento voltado ao consumo, para ter a capacidade de realizar previsões e contribuir para a tomada de decisões da empresa.

Você certamente gostou do assunto, não é mesmo?

Que tal contratar nossos serviços de consultoria de inovação, onde usamos ferramentas de cool hunters, para somar na sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *