Como as mídias sociais beneficiam as empresas?

Blog 2 de setembro de 2021

Por Paula Moraes

As mídias sociais  se tornaram uma ferramenta de trabalho para muitas empresas, sendo tendência no dia a dia. Essa ferramenta, foi responsável por aproximar empresa e consumidor, facilitando e ampliando as trocas de informações.

Em suma, são utilizadas durante a seleção de novos talentos, divulgação de serviços ou aumento de engajamento da marca com seu público-alvo. 

Além disso, as mídias já se consolidaram como uma maneira eficiente de aumentar lucros e a imagem da marca.

Para que você entenda melhor sobre esses benefícios, continue acompanhando o artigo.

Como os brasileiros usam as mídias sociais

O consumo da internet e o consumo de vídeos vem crescendo significativamente, tornando- se um hábito para 86% dos brasileiros que ficam conectados em mídias sociais. 

Seja para postar fotos, realizar pesquisas ou realizar vendas, os brasileiros estão sempre conectados. Isso representa cerca de 140 milhões de usuários ativos, que passam mais de 3 horas por dia conectados.

De acordo com um estudo realizado pela All iN/ Social Miner, os usuários utilizam as mídias em busca de pesquisar e comprar produtos. 

O Instagram é o preferido com 62% dos usuários, seguido pelo facebook 61%, o Google Shopping também com 61% e o WhatsApp com cerca de 37%.

Fatores relacionados a diferentes opiniões e facilidade de pesquisa fazem com que as pessoas se interessem mais por comprar através das mídias sociais.

Uso das mídias sociais no mundo

Assim como no Brasil, as mídias sociais são utilizadas em todo o mundo. O Facebook lidera o ranking com 2.7 bilhões de usuários ativos todos os meses. O Instagram vem em seguida com 1.2 bilhões de usuários.

Sim! A maioria dos usuários que acessam essas redes diariamente são para realizar pesquisas, concluir compras ou publicar o dia a dia. 

O marketing em mídias sociais segue uma constante atualização. Ou seja, é o momento de atrair benefícios para a sua empresa através da internet. 

Vantagens das empresas utilizarem as mídias sociais:

De antemão, as mídias sociais são verdadeiros instrumentos de relacionamento e conquista de novos clientes. Com estratégias bem feitas, é fácil fidelizá-los. 

Com um novo perfil de comportamento dos consumidores, é indispensável ser ativo nas redes. Entenda como elas podem auxiliar as empresas. 

#1 Conhecimento e monitoramento do público

Ter um diferencial e conhecer o seu público é essencial para qualquer negócio. O monitoramento serve para coletar dados e analisar as informações relevantes proporcionando melhorias.

Existem serviços facilitadores para conectar as informações de forma completa, fazendo com que você estude e publique o que for preciso. Uma opção é investir no curso de power bi, assim você será capaz de elaborar relatórios simples e visuais. 

#2 Aumento de taxa de conversão

Aumentar o tráfego ou a taxa de conversão de um site, é a meta de todo empreendedor. E como o empreendedor deve exercitar a mente para atingir seus objetivos?

Para o aumento de tráfego, uma conversão é qualquer ação que o visitante faça ao acessar sua plataforma, de acordo com o que você determine importante.

Mídias sociais bem feitas, fazem com que os consumidores acessem mais e automaticamente aumentem o tráfego de forma positiva.

#3 Posicionamento de marca

Quando existem interações em mídias sociais, a sua marca se torna referência dentro do seu segmento.

Ou seja, você estará à frente dos concorrentes que oferecem o mesmo produto ou serviço que a empresa. 

Lembre-se, se não tem um diferencial, os consumidores não enxergam razões para concluir uma compra com você.

#4 Meio de atendimento aos clientes

As mídias sociais, são ferramentas práticas para realizar o atendimento ao cliente. É possível apostar em um atendimento mais informal e padronizado.

Você pode ter clientes de todas as gerações, isso faz com que a marca se destaque no mercado, sendo reconhecida pela excelência nos atendimentos.

Como criar boas estratégias de mídias sociais?

O marketing digital atua como a solução para empresas que desejam se destacar com agilidade nas mídias sociais.

A falta de planejamento, cria barreiras para atingir uma boa exposição. Portanto, alguns passos podem te auxiliar.

  • Defina os objetivos da sua estratégia de Mídias sociais;
  • Conheça seu público-alvo;
  • Busque conhecer o seu lugar nas redes sociais;
  • Escolha os melhores canais para publicar seus conteúdos;
  • Crie conteúdos que vão agregar a sua audiência;
  • Utilize estatísticas para analisar o desempenho da sua estratégia.

Por fim, aposte no Marketing 5.0, o conceito é a junção de tecnologia com o fator humano, com o foco para atrair, conquistar e ganhar lealdade de clientes.

Entenda que, quanto mais você buscar ser ativo, maiores as chances de aumentar sua popularidade. 

Busque acompanhar o mercado e estar sempre antenado e atualizado com as novidades que surgem no mundo online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *