Como as diferentes gerações se comunicam com as marcas?

Blog, Notícias 26 de julho de 2022

Por Paula Moraes

As marcas precisam acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e assim, entender as características de cada geração e como elas se comunicam. 

São muitas as formas de conectar a sua empresa com seus clientes.

Contudo, as gerações não apresentam apenas diferenças entre si, mas sim entre os grupos existentes em cada uma delas. 

Para entender mais a fundo sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo.

Como as marcas devem agir para alcançar as novas gerações

As gerações utilizam diferentes linguagens, canais e conteúdos.

E com isso, as empresas precisam se atualizar, utilizar uma comunicação específica para cada uma delas e aprimorar a gestão do varejo

Uma maneira de ter operações mais precisas, estratégicas e diversas.

As gerações são divididas por Baby Boomers, geração X, Y, Z  e Alpha, onde a Y proporciona a percepção de que os jovens estão mais preocupados com a sustentabilidade. 

Desse modo, as marcas que desejam se relacionar devem ter essa preocupação.

Afinal, a ética das empresas faz toda diferença na hora de decidir as relações de consumo.

Entretanto, além das tecnologias, é preciso entender o tipo de conteúdo que as gerações gostam de consumir.

Apostando em publicidades tradicionais e personalizadas baseadas em temas relevantes.

Como as gerações se diferenciam

Cada geração conta com suas características e diferenças únicas. 

Realizar essa comparação não é tarefa fácil, ainda mais se levar em consideração que antigamente eram formadas a cada 25 anos.

A seguir entenda como as gerações se diferenciam:

  • Geração X, Y  e Z: Trata-se de uma geração invejável, afinal  pode se dizer, ser uma época em que todos os jovens gostariam de viver. Os nascidos na geração X, Y e Z acompanharam toda evolução tecnológica e o surgimento dos meios de comunicação. Isso os deixam à frente dos baby boomer que são menos dependentes dos smartphones, por exemplo;
  • Geração Alpha:  Diferenciar a Alpha das demais, fica por conta da tecnologia agindo como uma parte indispensável da vida, o que dá sentido ao dia a dia de muitas pessoas. Essa geração se relaciona com o mundo através da tecnologia desde que nascem.

Gerações e suas comunicações com as marcas

As características únicas de cada geração, podem auxiliar as marcas a se comunicarem, se posicionarem melhor no mercado e ainda conquistarem ótimos relacionamentos com seus clientes.

Os consumidores são das mais variadas gerações, fazendo com que interajam e se relacionem através das estratégias e posicionamentos de cada marca. 

Entenda como as empresas se adaptaram para atingir públicos específicos:

#1 Baby Boomers – nascidos entre 1940 e 1960

São os que mais consomem os meios de comunicação tradicionais como TV, rádio, revista e jornais, porém são usuários assíduos da internet, marcando presença nas redes sociais.

No quesito consumidores, os baby boomers costumam ser leais às marcas tradicionais e dificultam na hora de testar novidades. 

Mesmo que façam compras através de plataformas e-commerce, dão prioridade para a ida presencial nas lojas.

#2 Geração X – nascidos entre 1960 e 1980

Em meio aos conteúdos mais procurados pela geração X na internet, se destacam temas relacionados à nostalgia, principalmente músicas e cultura popular. 

Além disso, realizam constantes pesquisas sobre novos fenômenos culturais e jogos, a fim de saber o que mais tem encantado os jovens.

Uma boa comunicação pode ser feita através do fortalecimento da marca e a sua credibilidade. 

É indicado um estudo de pessoas, afinal o grupo X é extremamente variado.

#3 Geração Y – nascidos entre 1980 e 1995

Junto a muito marketing de experiência, marketing social e de conteúdo para revelar autenticidade e satisfazer as dúvidas desses consumidores de maneira rápida.

A comunicação com a geração Y não é muito complicada.

Um grupo impaciente, dão preferência para as marcas em que conseguem uma conexão direta com os seus interesses.

#4 Geração Z – nascidos entre 1995 e 2010

Apostar no marketing de influência é a porta de entrada para atrair a geração Z

Os conteúdos são geralmente associados com criatividade e a valorização de cada nicho. 

Marcas relacionadas com essa comunicação conquistam audiência de influenciadores, por exemplo.

No caso, vale aproveitar conteúdos desses influenciadores, apoiando causas sociais e trazendo audiência para a sua comunicação.

#5 Geração Alpha – nascidos a partir de 2010

A Alpha é a geração mais recente, e tem smartphones e tablets de forma natural desde o berço e não imaginam uma vida sem esses aparelhos. 

A experiência dessa geração é integrada pelos pais, geração Z.

Muitas empresas estão investindo pesado em brinquedos a fim de atrair os Alphas.

Seja com bonecos de gênero neutros ou com a inovação disruptiva, processo em que a tecnologia é transformada por soluções inovadoras.

Exatamente o que buscam a todo o momento.

Conhecendo um pouco cada geração, ficou mais fácil se comunicar com elas e assim garantir as melhores experiências dentro da sua empresa.

A informação faz parte do cotidiano, e com os avanços é fundamental entender o 5G no marketing digital. 

Tenha uma boa leitura!

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