Aumento do Consumo de Vídeos em Tempos de Pandemia

Blog 13 de maio de 2021

Por Paula Moraes

A segunda onda de Covid-19 continuou impactando (e muito) no cotidiano das pessoas. Com isso, muitos hábitos sofreram mudanças graças à necessidade do isolamento social, que forçou o mundo a ficar em casa desde o ano de 2020.

 

A segunda onda de Covid-19 continuou impactando (e muito) no cotidiano das pessoas. Com isso, muitos hábitos sofreram mudanças graças à necessidade do isolamento social, que forçou o mundo a ficar em casa desde o ano de 2020.

Enquanto a maioria dos setores passou por momentos de queda e instabilidade dos negócios, o meio digital apresentou aumentos significativos em relação ao consumo na internet.

 

Graças a isso, muitas empresas vêm se aproveitando das oportunidades geradas pelo online. Estar nas mídias sociais não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para a sobrevivência dos negócios.

 

Nesse artigo vamos abordar como a pandemia levou a um crescimento no consumo de vídeos e como é possível aproveitar essa mudança para alavancar seu negócio.

Cenário atual de pandemia

Antes de entender quais são as oportunidades na produção de vídeos no cenário atual, primeiro devemos compreender quais mudanças e fatores nos trouxeram a essa realidade.

Mudança nos hábitos dos consumidores

Mudança motivada pela necessidade de ficar em casa, levou os brasileiros a gastarem mais horas nas redes sociais.

 

Com o aumento no tempo de acesso à internet e a limitação de acesso em relação a mercados, restaurantes e lojas, o consumo através dos meios digitais também aumentou.

 

Dessa forma, as empresas precisaram adaptar e atingir seus consumidores de novas formas, seja através das redes sociais, sites, apps para celulares, entre outros. Mais usuários nos meios digitais, mais oportunidades de elevar sua marca.

Quarentena como fator principal no aumento do consumo de vídeos

De acordo com pesquisas, o consumo de vídeos é a principal atividade na internet durante a pandemia. 

 

O YouTube, principal plataforma de acesso à vídeos no mundo, atinge cerca de 105 milhões de acessos por mês somente no Brasil. 

 

Esse número, entretanto, só tende a aumentar de acordo com os usuários, que pretendem utilizá-lo cada vez de formas diferentes, seja para entretenimento, estudos, música ou até mesmo, para práticas como meditação que teve um aumento de 43% nos acessos nos primeiros meses da pandemia.

 

Esses resultados se devem principalmente à quarentena, prática realizada no país todo como forma de contenção dos números de casos do novo coronavírus.

 

Uma vez que as pessoas não precisam mais sair de suas casas para irem ao trabalho – pois estão realizando home office -, o tempo gasto com transporte diminuiu muito, enquanto o tempo gasto em redes sociais e na internet aumentou consideravelmente.

Cenário oportuno para marcas se instalarem mais fortes digitalmente

Uma coisa é certa: marcas que estão aparecendo durante a pandemia, voltarão mais fortes após ela. Um estudo recente do Kantar aponta que as marcas que mais investem durante crises crescem cerca de 5 vezes mais do que as concorrentes. 

 

Isso amplia as possibilidades para as marcas avaliarem suas contas digitais e tomarem decisões de melhoria ou ações focadas em manter estáveis o negócio, principalmente em tempos de incertezas. 

 

Somado a isso, o aumento do consumo online é um fator determinante para o sucesso das ações de marketing. Se antes já era benéfico às empresas estar no meio digital, agora é quase essencial para a continuidade da marca.

 

Mais do que nunca, as estratégias de comunicação devem estar alinhadas com os objetivos corretos: tornar sua empresa presente e transparente ao consumidor. 

 

As redes sociais são grandes aliadas nessa jornada, permitindo que sua marca crie um relacionamento de confiança e autoridade com seus seguidores. 

 

Seguidores que, por sua vez, estão 73% mais engajados na rede social desde o começo da pandemia, de acordo com pesquisas.

Com o cenário ainda imprevisível, é importante reduzir os gastos da empresa, mantendo o fluxo de caixa sustentável. Outra forma de aproveitar o cenário digital de forma orgânica – e  com baixo custo -, é através de estratégias de SEO.

Cenário oportuno para marcas investirem na produção de vídeos

De acordo com o estudo Why Video apresentado no evento Brandcast, 36% dos usuários do YouTube assistiram reviews de produtos na plataforma e 87% fizeram uma aquisição depois de assistir um vídeo.

 

Portanto, a produção de conteúdo através de vídeos para as mídias sociais é uma oportunidade para as empresas que desejam crescer nesse novo cenário. Vídeos publicitários, reviews de produtos da marca e dicas de uso são apenas alguns possíveis temas para se começar a produzir. 

 

Entretanto, é importante analisar a relevância do vídeo produzido. De acordo com estudos do Kantar, os consumidores esperam que as empresas sejam úteis e transparentes nesse novo cenário. 

 

Portanto, leve esses pontos em consideração na hora de se comunicar com seu público.

 

Conclusão

A pandemia trouxe desafios a diversos setores e acelerou exponencialmente mudanças nos hábitos dos consumidores, que até então eram feitas de forma gradual para o meio digital.

 

Os empreendedores e empresários se viram forçados a aderir a essa migração, como forma de suavizar os efeitos negativos da pandemia em seus negócios. Essa modernidade também impactou toda a estrutura da empresa.

 

Setor de vendas, marketing, finanças e logística também foram impactadas pela pandemia e pelas transformações digitais. A inteligência artificial, vendas por e-commerce, serviços de cartão white label, gestão de dados e home office são exemplos de mudanças bruscas que forçaram as mudanças em empresas.

 

Contudo, a adoção de práticas no meio digital, especialmente com enfoque na produção de vídeos como já sugerido, surge como uma oportunidade não só de se recuperar no mercado, como também alavancar sua marca e criar autoridade nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *