Artigo – A importância de Data Mining na tomada de decisões

Clientes, dBrain, Novidades 28 de junho de 2010

Por Marcel Antunes Raposo

A imensa quantidade de dados gerados diariamente nas transações eletrônicas tem desafiado constantemente a habilidade técnica de vários gestores na tarefa de transformar bits e bytes em informação útil. Bancos de dados, que até pouco tempo coletavam e trabalhavam dados na casa dos gigabytes, hoje mensuram em terabytes e petabytes.

O bom gerenciamento desse turbilhão de informações é algo decisivo para o sucesso de uma organização. Com isso em mente, cada vez mais a administração dos dados vem ganhando relevância nas corporações por garantir a qualidade das informações.

Em teoria, a administração dos dados consiste no desenvolvimento e execução de estratégias, práticas e procedimentos para o processo de gerência dos dados em uma organização. Nesse contexto, muitas empresas têm mostrado eficiência em capturar, organizar e armazenar grandes quantidades de dados obtidos de suas operações diárias. Porém, a maioria delas ainda não os usa adequadamente para transformá-los em conhecimentos que possam ser utilizados em suas próprias atividades.

Uma excelente prática de aproveitamento de informação que pode ser integrado à administração, é o enriquecimento dos dados. Sendo este um processo que visa eliminar as inconsistências, proporciona maior qualidade aos dados coletados.

Utilizar a informação que está implícita na massa de dados também é algo de grande valia. Entretanto, isto não pode ser feito utilizando sistemas de gerenciamento de banco de dados convencionais. A solução para isso é a Mineração de Dados, também conhecida como Data Mining.

Data Mining é o processo de análise de conjuntos de dados que tem por objetivo a descoberta de padrões interessantes e que possam representar informações úteis. O seu uso permite a investigação de dados na busca por padrões que tenham valor para a organização.

A popularização desse conceito o tem tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada no gerenciamento de informação por revelar estruturas de conhecimento importantes para a tomada de decisões.

Não seria exagero dizer que um leque de oportunidades se abre ao se utilizar o Data Mining. Dados comportamentais inesperados podem ser analisados, obtendo conhecimentos que estavam “ocultos” na base de dados. O que por outro lado gera aprendizado e dados adicionais que podem influenciar no desenvolvimento de estratégias da organização.

Esta tecnologia está sendo usada para descrever características do passado, assim como predizer tendências para o futuro. Sua utilização permite avanços tecnológicos e científicos, além de garantir uma vantagem competitiva.

Enfim, em um mundo aonde a troca de dados se torna mais constante, fica evidente a importância da análise de informações proporcionada através do Data Mining. Essa importante atividade que permite às organizações uma melhoria significativa na qualidade de seus produtos e processos poderá ser em breve um novo pilar das empresas modernas.

Marcel Antunes Raposo é especialista em informática e desenvolvedor de sistemas da dBrain, agência especializada em marketing de canais.

Contatos: marcel@dbrain.com.br/ www.dbrain.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>