5 estratégias de marketing para assessoria de imprensa

Blog, Notícias 27 de outubro de 2021

Por Paula Moraes

A assessoria de imprensa vem passando por transformações ao longo dos anos.

Com a pandemia de Covid-19, houve a necessidade de digitalizar as empresas, fazendo com que as estratégias fossem alinhadas promovendo resultados positivos.

Contudo, o marketing apresenta grande importância , uma vez que é o grande responsável por conteúdos de qualidade e bons resultados nos navegadores.

Para que você entenda melhor essa junção de estratégias de marketing e assessoria de imprensa, preparamos esse artigo.

Vamos lá?

Relevância das ações de marketing para empresas

Resumidamente, o marketing vai além de peças publicitárias, as ações envolvem pesquisa, planejamento e estratégias que auxiliam empresas a entenderem suas necessidades e de seus clientes.

Assim, é feito o posicionamento de maneira certeira para oferecer aos consumidores os produtos e serviços certos.

Portanto, independente do porte e segmento da empresa, as ações de marketing são essenciais.

Os benefícios são muitos, entre eles:

  • Melhor relacionamento com clientes;
  • Aumento de novos clientes;
  • Fidelização de antigos clientes;
  • Análise certeira sobre o comportamento e desejo dos consumidores;
  • Maior entendimento da concorrência;
  • Planejamento de ações estratégicas;
  • Fortalecimento da imagem e marca;
  • Posicionamento relevante no mercado.

Além disso, fatores internos, como, uma melhoria da imagem perante ao público em relação aos colaboradores podem ser notados.

Relação entre Marketing e Assessoria de Imprensa

Marketing e Assessoria de Imprensa, estão relacionados com a confiança entre consumidor e empresa com base em uma comunicação prática.

Ambos possuem o objetivo de realizar vendas. Assim como OKR para times de produtos, que atua com a responsabilidade de diversos aspectos ligados à gestão de um produto digital, o que inclui a experiência dos usuários.

A assessoria de imprensa atua com processos de produção, revisão e envio de conteúdo.

Por outro lado, o marketing utiliza a automação de elementos para programação de posts, análises, SEO e inbound.

Uma coisa é certa, ambos funcionam perfeitamente juntos, e os resultados são satisfatórios para todos os envolvidos.

Importância da união das áreas

A missão principal e o futuro da assessoria de imprensa, são as apresentações da marca, para os veículos de comunicação.

Assim, a marca ganha espaço  e os assessores conquistam um relacionamento com jornalistas para campanhas futuras.

O marketing oferece pautas, o que deixa o cargo com maior produção.

Porém ambos são importantes para as empresas.

Atuam em ocasiões como:

  • Lançamento de produtos e serviços;
  • Inovações do setor;
  • Sucesso com clientes;
  • Movimentações financeiras capazes de impactar o mercado;
  • Proporcionar materiais e conteúdos ricos. 

Além disso, essa união é importante para definir tons de comunicação.

Fazendo com que o público leia a matéria sobre a empresa e a reconheça, ou seja, é criado uma identidade visual.

5 estratégias de marketing para assessoria de imprensa

O investimento em estratégias de marketing se tornou prioridade para milhares de empresas.

Isso só foi possível, pois a conquista de público-alvo é bem mais fácil pelo método digital. 

Não é novidade que o Marketing 5.0 veio para ficar.

Trata-se de um conceito que une a tecnologia com o fator humano, a fim de atrair, conquistar e ganhar a confiança dos clientes, fazendo com que a empresa esteja atenta  às necessidades do seu público.

Se você deseja atingir bons resultados, é necessário apostar em algumas estratégias.

Separamos  5 dicas para te ajudar!

#1 Relacionamento com micro influenciadores

O relacionamento que esses profissionais proporcionam ao público, é estreitado com base na confiança passada.

As atividades do dia são compartilhadas, opiniões são expressadas e as marcas são avaliadas de maneira verdadeira.

Isso faz com que os consumidores queiram acompanhar esse profissional, e consequentemente aderir a marca da sua empresa.

#2 Monitoramento em tempo real

Seja para acompanhar o comportamento do consumidor, monitorar o mercado ou ainda vigiar concorrentes, as consequências do monitoramento em tempo real vem sendo um diferencial na competitividade entre as empresas.

A reputação é acompanhada no Brasil e no mundo.

#3 Ações de podcast

Quanto maior a diversidade de comunicação, maiores as chances de atingir diferentes públicos e fazer com que a mensagem chegue a mais pessoas.

Os podcasts vem crescendo, fazendo com que o país seja o 2ª no ranking de produção mundial de podcast.

Apostar na variação de conteúdo, é o mesmo que aumentar a visibilidade do seu negócio. 

#4 Link Building

Essa estratégia de SEO, visa construir uma rede de links para que a página faça o direcionamento de tráfego.

Após, ocorre o fortalecimento de autoridade dentro dos mecanismos de busca. A sua empresa ganha boas classificações nas pesquisas do Google, por exemplo.

#5 Produções de vídeos

Um dos métodos mais utilizados para conseguir engajamento é transmitir mensagens visuais.

Podem ser no formato de vídeo empresarial, educativo ou de mídias sociais. Por serem dinâmicos, causam impactos visuais.

Ademais, a junção entre marketing e assessoria de imprensa proporciona ideias estratégicas para o direcionamento dos conteúdos pautados.

Que tal começar a utilizar as dicas que colocamos aí em cima, e sair na frente com a sua empresa.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente que estaremos à disposição para ajudar.  É hora de colocar a mão na massa!

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